COPANOR começa investida após reinvindicações da Câmara Municipal de Jacinto
Depois das várias reclamações, indicações, visitas e reuniões da Câmara Municipal de Jacinto em relação ao tratamento e distribuição de água nos distritos, a COPANOR iniciou hoje, dia 29 de Abril, uma série de investidas visando a aceleração nas resoluções dos problemas de abastecimento relatados. Na ocasião, foram feitas visitas técnicas e exploratórias tanto no distrito de Conceição quanto no distrito de Jaguarão. Nessas visitas, o Legislativo acompanhou os representantes da prestadora e com o auxílio dos moradores locais, mostraram a eles quais os problemas e eventuais soluções a serem tomadas.
O primeiro local foi o distrito de Conceição. Lá, Wilton Pereira, Flávio Campos e Vanez Cardoso, respectivamente Supervisor de Empreendimentos, Coordenador Administrativo e Encarregado Operacional da COPANOR, visitaram as dependências da caixa de captação e armazenamento de água do distrito, fizeram colheita da água para análise e viram de perto todo a dificuldade do servidor que faz a distribuição ao distrito para fazer a manutenção daquela estrutura. Na caixa, constataram a pouca quantidade de água que chegava e que a estrutura precisa de reformas emergenciais, já computadas e colocadas na pauta da empresa. Dali seguiram para uma provável nova fonte de captação para fazerem diagnóstico técnico e comprovar se aquela nova localidade, indicada pelos moradores, seria compatível com os padrões estabelecidos e se realmente a quantidade de água seria suficiente. Constatada a eficácia do local, que mesmo durante o período de estiagem continua com boa quantidade de água, também colocaram em nota, fazendo dali uma possível rede de auxílio de abastecimento, juntamente com a barragem que já abastece o distrito.
Em seguida, os responsáveis da COPANOR e os Agentes Legislativos, chegaram no distrito de Jaguarão. Lá, vistoriaram a barragem de captação de água que abastece o distrito, constataram algumas irregularidades, que já haviam sido expostas pela Câmara Municipal, e deram início na resolução. Cercas caídas, mato denso na parte interna, limpeza da área, tudo isso já foi colocado em pauta e providenciado pelos representantes para que sejam sanados com maior celeridade possível. Depois, seguiram para a antiga barragem que fazia o abastecimento de Jaguarão e que seria uma ajuda no período de estiagem quando a barragem que utilizam fica com nível mais baixo. Porém, a antiga estrutura hoje abastece 15 famílias na região da Jacobina e não comportaria fazer esse abastecimento das famílias que já utilizam, junto com o distrito de Jaguarão. Entretanto, a COPANOR já viabilizou a abertura de um poço artesiano, com processo todo pronto e assinado, na mesma região da Jacobina e que juntamente com a barragem de captação, irá abastecer Jaguarão nos períodos mais críticos de estiagem. A perfuração do poço tem previsão de início em algumas semanas.
Para os Vereadores Pabiana Souza (PSDB) e Rawlinson Vieira (REPUBLICANOS), que acompanharam toda a visita, o saldo foi extremamente positivo. A Câmara conseguiu mostrar sua força e conseguiu fazer com que os responsáveis da COPANOR fizessem esse trabalho de campo com mais rapidez e com resultados. Com as investidas do Legislativo, a demora para resolver esses problemas que já assolam o município há tempos, foi substituída por resolução acelerada. Segundo a presidente Pabiana, os distritos estão muito bem assistidos e com prognósticos que chegam a ser visíveis em relação ao abastecimento. “Esperamos chegar em uma época onde a escassez de água seja coisa do passado e é esse o nosso empenho junto a COPANOR para que o povo não venha sofrer desse mal novamente”, disse. Já o Vice-presidente Rawlinson, vê também com bons olhos o que as ações do legislativo vêm conseguindo, principalmente no distrito de Jaguarão, onde mora. “Saber que já temos uma solução encaminhada para auxiliar o abastecimento do distrito de Jaguarão nos motiva a seguir firmes, com a Câmara forte, com diálogo direto com as prestadoras visando sempre o melhor para nossa população”, finalizou o vereador.
A Câmara Municipal, segue em contato direto com a prestadora, e aguarda a realização das demandas vistoriadas e firmadas. A COPANOR garante maior celeridade nessas resoluções e se prontifica a receber novas informações da casa legislativa em relação a qualquer outra nova pendência que apareça.