Sindicato dos Produtores Rurais e a adequação tecnológica no manejo das fazendas do Município de Jacinto
Mudar velhos paradigmas buscando o melhoramento e fortalecimento da produção em nosso Município, é a base principal de ação que o Sindicato dos Produtores Rurais vem trazendo para a região. Novas práticas, assistência especializada, planejamento e parceria entre os produtores, vem fazendo do sindicato um grande percursor dentro do seguimento da agropecuária. Buscando a expansão dos programas ofertados, o presidente do sindicato, Antônio Jeferson Soares Gonçalves e o Técnico em Agropecuária, Leonardo Almeida Salomão, estiveram na Câmara Municipal de Jacinto e apresentaram à presidente da casa, Pabiana Souza (PSDB), alguns dos melhoramentos já feitos e onde o programa pretende chegar com as benfeitorias aos produtores rurais de Jacinto.
O carro chefe do sindicato, e que tem tido resultados expressivos, é o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em horticultura. Atuando desde setembro de 2020 em algumas localidades do Município de Jacinto, o programa traz melhoramento e atualização de culturas, dando aos produtores melhores maneiras nesse cultivo. Através da parceria do Sindicato com os produtores rurais, o programa de ATeG traz 5 etapas de gerenciamento e adequação tecnológica, trazendo mais autonomia ao produtor e, consequentemente, dando a ele a possibilidade de ter um produto de maior qualidade durante mais tempo durante o ano, com a possibilidade de ter um maior controle do preço, mesmo fora da temporada.
O programa de ATeG funciona da seguinte forma. A primeira etapa consiste no diagnóstico de cada fazenda específica. Aspectos sociais e econômicos de cada família, mapeamento das terras, estudo do que pode ser cultivado, quanto pode ser gasto de início, etc. Na segunda etapa, já vem o planejamento estratégico. Onde agir, como será feito, plano de escoamento da produção, escolha de cultura certa. A terceira etapa é a de adequação tecnológica. Mudar forma de cultivo, que muitas das vezes é a mesma utilizada há anos, com o mesmo resultado. Nessa etapa, entram realmente as mudanças, tanto de maquinário, jeito de plantio, mas, principalmente, de mentalidade. A quarta etapa é a de capacitação dos produtores. O sindicato, através do SENAR, oferece diversos cursos de aprimoramento, novas técnicas, novos manejos. A última etapa é a avaliação sistemática da fazenda. O comparativo, de como era e como ficou após toda a assistência prestada.
Atuando nas comunidades dos Monteiros, Macacos Vale verde e no distrito de Jaguarão, a assistência técnica traz um forte aporte nos cursos de sementes, cascas e folhas, com o melhoramento e bom proveito dos produtos na confecção de artesanato. Outro forte processo que está sendo colocado em prática é a de produção de pimenta, que nos próximos meses trará uma grande quantidade do produto na região.
Para a presidente Pabiana, as novas técnicas de adequação tecnológica para os produtores rurais, eleva o município, fortalece a produção e as famílias, com qualidade, informação pontual e benfeitorias no sistema. “O sindicato vem proporcionando essa mudança de hábitos antigos, que dificultavam o processo de produção, em tecnologia para o homem do campo, com isso, o Município cresce e a população cada vez mais alavanca no setor”, finalizou a presidente.
O Sindicato dos produtores Rurais de Jacinto, funciona de segunda a sexta, das 8h até às 17h, e está localizado na Rua Governador Valadares, 312, no Centro em Jacinto-MG.