Vereadores Jacintenses participam de ação buscando reestruturação de Hospital Regional que irá atender os Vales do Jequitinhonha e Mucuri
A Câmara Municipal de Jacinto, a convite da ACAMBAJ (Associação das Câmaras Municipais do baixo Jequitinhonha) e da UVIMUC (União dos Vereadores Independentes do Vale do Mucuri), participou hoje, dia 20 de Maio, às 15h, da manifestação em defesa das obras do Hospital regional de Teófilo Otoni. Realizada em frente às obras inacabadas do Hospital, a manifestação contou com vereadores de mais de 50 cidades dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. A obra, parada desde 2017, tem previsão de recebimento de verbas do Governo Estadual para sua conclusão e estruturação de equipamentos.
O Projeto de Lei, enviado pelo Governador à Assembleia Legislativa em 2 de Março, autoriza o Governo de Minas a aplicar até o valor de R$ 11,06 bilhões, ainda em 2021, recursos advindos do acordo firmado com a Vale, referente à reparação de danos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho. O PL ainda não foi pautado pela Casa Legislativa Mineira, fazendo com que essa e demais outras obras não tenham seguimento e previsão de resolução.
Organizada pelas duas associações de vereadores, a ação visa dar uma chacoalhada na Assembleia Legislativa, para que o Projeto de Lei seja pautado e, consequentemente votado pela casa com maior celeridade, trazendo para as regiões do Jequitinhonha e Mucuri, uma melhoria significativa. Ao todo, serão beneficiados 5 Hospitais regionais em todo o Estado, que atenderão diversos municípios, fazendo com que os sistemas de Saúde possam ser mais efetivos e eficientes nas referidas regiões.
A vereadora Pabiana Souza (PSDB), Presidente da Câmara Municipal de Jacinto, e também Vice-Presidente da ACAMBAJ, explicou que os recursos previstos para o Hospital Regional de Teófilo Otoni estão na casa dos R$ 140.000.000 (Cento e Quarenta Milhões de Reais), e vai gerar resultados diretos na vida da população. “Estamos buscando melhorias não só dentro do nosso Município, e uma obra desse porte irá agilizar o sistema de saúde de toda a região, nos dando mais segurança e aporte no tratamento de diversas comorbidades que acometem nosso povo”, disse. Segundo a Presidente, essa manifestação pacífica, mostra também a força das Câmaras Municipais e os coloca em evidência nas resoluções de problemas dos Municípios, antes realizadas majoritariamente pelos Poderes Executivos Municipais.
Os Vereadores Nilson Dias (PSDB), Edson Silva Lúcio (REPUBLICANOS) e Getúlio Martins (PSDB), também participaram do movimento e destacaram a importância da aprovação desse projeto pela Assembleia e de como o recurso irá impactar os Vales. “Vamos mudar a o legado de ausências na nossa região, tudo aquilo que em outras regiões tem e aqui não pode ter, com essa união dos poderes legislativos dos vales, iremos conseguir cada vez mais, pois é essa estruturação que merecemos”, comentou o Vereador Edson Lúcio. Já Nilson Dias indaga do potencial de desenvolvimento que já está acontecendo e visa com esses recursos, poder ajudar ainda mais nas melhorias das cidades. “Nossa população é rica de inteligência e tem potencial para elevar cada lugar a um nível mais alto, iremos buscar esse aporte junto ao Governo do Estado e essa manifestação de hoje é só a primeira que iremos fazer, na busca dessa modernidade e oportunidade para as próximas gerações”. Já Getúlio Martins, vê não só a melhoria na área de saúde especificamente, mas em todo o retorno que o Hospital poderá trazer. “A geração de empregos vai ser enorme, pois um Hospital desse porte necessitará que grande número de pessoal, com isso, não só o setor de Saúde terá melhorias, mas o grande número de empregos trará mais tranquilidade à grande parte da população da região”.
À convite da Presidente da Câmara Municipal de Jacinto, quem também acompanhou a manifestação, foi o Secretário de Saúde Municipal, Willian de Denir. Ao receber o convite para a ação, o secretário se dispôs a participar e fazer frente juntamente com o Legislativo. Willian, que vem fazendo uma gestão bastante participativa e comprometida, não mediu esforços para estar junto dessa empreitada e lutar pelas melhorias da região, principalmente no Município de Jacinto. “Como gestor de Saúde, não poderia ficar de fora dessa tão proveitosa manifestação. Através do bom convício com o Legislativo, iremos lutar juntos por esse Hospital Regional, que irá desafogar o sistema de saúde de toda a região, possibilitando melhorias para o nosso povo, tão sofrido e carente de recursos e estruturas de qualidade”, finalizou.